top of page

História

os Seguidores de Set pela história

conforme descrito no Livro de Clã Revisado...

OSÍRIS, SET E HÓRUS

Nossa linhagem começou - apropriadademente, muitos diriam - com a traição e o assassinato de um irmão. Não, não Caim e Abel. Nossa história é muito mais antiga que a fábula hebraica, e os dois irmãoes eram deuses.

Até mesmo nesta época de ignorância, muitas pessoas sabem a versão da história contada pelo ensaista grego Plutarco. Em sua honra, usarei os nomes gregos para os deuses egípcios. Eu, além disso, ajo com honestidade... e prudência. Se empregasse os nomes reconstituídos pelos arqueólogos - Ausor para Osíris, Heru para Hórus, e assim por diante - seria uma pequena e sutil mentira de minha parte, pois esses nomes são apenas especulações. Nenhum homem vivo sabe como pronunciar corretamente os nomes egípcios. Esse segredo os Seguidores de Set invejosamente preservam. Se eu lhe contasse a pronúncia correta, colocaria ambas as nossas existências em perigo.

Nos tempos antigos, quando os deuses viviam na Terra e governavam o Egito diretamente, o deus-sol Rá envelheceu e decidiu se aposentar. Rá escolheu seu bisneto Osíris como herdeiro e sucessor. Isso não agradou o irmão de Osíris, Set. Nosso progenitor era o mais poderoso guerreiro entre os deuses. Toda noite ele protegia a barca-sol enquanto ela passava sob a Terra dos portões do pôr-do-sol aos portões da aurora. Toda noite ele lutava contra Apep, a Grande Serpente das Trevas, de forma que o sol pudesse nascer novamente. Sua coragem não serviu para nada?

O ciúme e o orgulho ferido de Set o levaram a assassinar seu irmão. Ele forjou uma bela arca com o tamanho exato do corpo de Osíris, e disse que daria esse magnífico presente a quem nele se encaixasse perfeitamente.

Todos os deuses tentaram em vão ganhar a arca. Então foi a vez de Osíris. Ser e seus 72 cúmplices bateram a tampa da arca, fecharam-na com pregos e jogaram-na no Nilo. Osíris se afogou. Quando a deusa Ísis, esposa e irmã de Osíris, usou sua magia para recuperar o corpo de seu marido, Set tomou medidas mais permanentes.

Ele cortou o corpo de seu irmão em pedaços e os espalhou por todo o Egito. Pacientemente, Ísis reuniu os pedaços, temontou o corpo de Osíris e concebeu uma criança por seu marido morto.

Quando seu filho Hórus atingiu a idade adulta, ele desafiou Set pelo reinado dos deuses. Algumas lendas falam de poderosas batalhas entre deuses e exércitos. Outras histórias descrevem seu conflito como um ridículo caso de tribunal, cheio de golpes baixos e competições tolas. De qualquer modo, Hórus prevaleceu. Hórus perdeu um olho na briga, como vingança, ele castrou Set. Osíris, enquanto isso, tornou-se Rei dos Mortos, assim como Hórus torunou-se Rei dos Vivos; e as dinastias faraônicas, dali em diante, reinvidicaram o poder por descendência de Hórus, o Vingador.

bottom of page